Institucional


Criada pela Lei Municipal nº 2.892 de 30 de Abril de 2001, a Guarda Municipal de Montes Claros atua, como competência geral, na proteção dos bens, serviços e instalações municipais. Desenvolve, também , um congruente trabalho de polí­cia comunitária e preventiva, voltado para a proteção  sistêmica dos seus munícipes.

Em 17 de Outubro de 2005, a Guarda Municipal iniciou, verdadeiramente, suas atividades com um efetivo de 200 guardas, exercendo suas atribuições em diversos logradouros públicos, a citar: Prefeitura Municipal, Terminal Rodoviário, Mercado Central, Restaurante Popular, Hospital Alpheu de Quadros, Central de Abastecimento do Norte de Minas (Ceanorte), parques municipais, entre outros. Também atua em grandes festas e eventos promovidos pelo Município, tais como: aniversário da cidade (Expomontes), Festas de Agosto, Réveillon, Festa Nacional do Pequi, por exemplo.

De forma ampla, apoia as ações dos demais órgãos de segurança federais e estaduais, bem como outras secretarias na execução de suas atividades, otimizando, assim, o emprego de seus agentes. Além disso, desenvolve atividades administrativas e operacionais com emprego de seus servidores em equipes de patrulhamento em motos e viaturas e no policiamento a pé. Todas essas competências são forjadas por um exímio curso de formação que deve seguir, rigidamente, a Matriz Curricular Nacional, formulada pela Secretaria Nacional de Segurança Publica (Senasp).

Atualmente, a Guarda Municipal conta com um efetivo de 118 homens e 17 mulheres, distribuí­dos nos cargos de Comandante, Subcomandante, Analistas de Segurança, Inspetores, Guardas Municipais e Agentes de Segurança.

 

 

 

Brasão Guarda Municipal de Montes Claros

SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL - Rua Tiradentes, 422 - Centro
(38) 3224-3028